A ideia de fazer um mochilão com um propósito tão específico nasceu de um antigo sonho de sair pelo mundo apenas com uma mochila nas costas junto com a decisão de produzir minha própria cerveja.
Em abril de 2010 fiz o Curso de Cerveja Artesanal com a Confraria do Marquês, e antes de meter a massa resolvi aprender um pouco mais, começando com a leitura do Larousse da Cerveja.
Este livro é uma excelente referência sobre o tema. A riqueza dos detalhes de suas histórias e imagens despertaram uma vontade irresistível de conhecer pessoalmente os lugares de origem das principais categorias de cervejas, bem como os hábitos e costumes de seus povos.
O estudo sobre cerveja revelou-se uma exploração simultânea por diversas áreas do conhecimento: gastronomia, cultura, comportamento, história, química, biologia, idiomas (sim, comecei a aprender até alemão por conta disto).
Assim, decidi fazer uma viagem para conhecer melhor os diferentes tipos de cerveja antes de dar início à minha produção caseira. Para conseguir conhecer na prática a maior variedade possível em suas próprias regiões de origem, e dentro do período de minhas férias, eu e minha esposa optamos pela modalidade do mochilão, que facilitaria nosso deslocamento e nos ajudaria a economizar nossos recursos para poder empregá-los com o que realmente interessava: cerveja!
Ao longo dos próximos posts contarei sobre nossas passagens por diversas fábricas, museus, pubs, tavernas e biergartens na Alemanha, Bélgica, Holanda e República Tcheca. Apesar do foco deste blog não ser turismo, não há como deixar de falar também sobre as belezas e curiosidades que conhecemos nestes países tão ricos em história, cultura e natureza.
Fizemos nosso primeiro mochilão cervejeiro entre 16 de outubro e 6 de novembro de 2010. Não sei onde estive com a cabeça que demorei tanto tempo para montar este blog, mas antes tarde do que nunca.
Nosso roteiro com a ordem das cidades pode ser visto neste mapa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário